logo
dark-logo

Como utilizar o chocolate depois da Páscoa?

 

Sobrou muitos chocolates da Páscoa? Trouxemos duas receitas deliciosas para você fazer em casa e dividir com toda a sua família. As receitas usam chocolate em seus preparos, e a ideia é que você use o chocolate que tiver em casa. Mãos na massa!

21-04-chocolate-que-sobrou

Cookies de Chocolate

Ingredientes:

4 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de sal
1 e 1/2 xícara de chá de manteiga (preferencialmente) s/ sal derretida
2 xícaras de açúcar mascavo escuro
2 colheres de sopa de essência de baunilha
2 ovos inteiros
2 gemas
2 xícaras de chocolate que sobrou da Páscoa
1/2 xícara de aveia em flocos grossos

Modo de Preparo:
Reserve alguns pedacinhos do chocolate picado e da aveia, para enfeitar o biscoito antes de assar. Em uma tigela grande, coloque os açúcares, os ovos inteiros, as duas gemas, a baunilha e misture bem. Derreta a manteiga e acrescente-a na mistura de açúcar. Adicione também os ovos e mexa bem, até ficar homogêneo. Peneire a farinha juntamente com o sal e o fermento por cima da mistura e por último junte a aveia e o chocolate picado. Tampe e leve à geladeira por no mínimo 3 horas, para a massa ficar bem dura. Unte duas formas grandes com manteiga e farinha, faça bolas de 4 a 5 cm de diâmetro e dê uma leve pressionada nelas. Deixe um espaço de 2 dedos de distância entre um biscoito e outro. Coloque dois quadradinhos de chocolate em cima e salpique com os flocos de aveia pra decorar. Asse em forno pré aquecido à 190 graus por 13 minutos. Vão parecer que não estão prontos mas confie, estarão. Deixe amornar, pois o cozimento ainda continua depois de tirado do forno. Por fora ele fica levemente crocante e dentro macio e com o chocolate derretido. Desfrute com um cafezinho ou leite puro gelado! As crianças adoram.

Torta Mousse de Chocolate

Ingredientes:

Base:
1 pacote de biscoito de maizena
1 xícara de chá de manteiga

Mousse:
3 xícaras de chá de chocolate que sobrou da sua Páscoa
1 lata de creme de leite
4 colheres de sopa de licor de cacau (opcional)
1 sachê de gelatina incolor sem sabor (12 g)
5 colheres de sopa de água para hidratar a gelatina
3 claras
2 colheres de sopa de açúcar
Raspas de Chocolate para decorar

Triture os biscoitos no liquidificador, transfira para uma vasilha e acrescente o chocolate em pó, o açúcar e a manteiga. Misture bem com as mãos até a massa ficar homogênea, reserve. Unte uma fôrma com manteiga e espalhe a massa, pressionando com o auxílio de uma colher. Leve à geladeira para endurecer. Enquanto isso prepare a mousse: corte o chocolate em pedaços pequenos, coloque-os em um refratário, junte o creme de leite e leve ao microondas por 3 minutos em potência média. Misture até que o chocolate derreta, retire e junte o licor e a gelatina hidratada e dissolvida. Bata as claras em neve com o açúcar e, com delicadeza, incorpore à mistura de chocolate. Retire a base da torta da geladeira, coloque a mousse sobre ela e leve novamente à geladeira por pelo menos 4 horas. Na hora de servir adicione raspas de chocolate para decorar.

Compartilhar:
Compartilhar

Comentários